As 5 maiores decepções da E3 2012

Continuando o post Os 5 maiores destaques da E3 2012 , agora serão apresentadas as 5 maiores decepções.

1) Wii-U

O que pensar de um videogame que será lançado daqui a poucos meses, com poucas informações e jogos revelados? Aliado a isso, a Nintendo sequer divulgou alguma versão de suas principais IPs para o Wii-U. Para piorar, já foi divulgado que os primeiros jogos estarão rodando na resolução 720p, ou seja, a mesma de consoles lançados há mais de meia década. A impressão é que lançaram um videogame para competir com esta geração, e não com a próxima. Mesmo com um Hardware inferior, o Wii venceu esta geração, pois inovou com sua fantástica jogabilidade. A pergunta que fica é: que carta na manga o Wii-U terá para manter essa estatística?

2) Call of Duty Black Ops 2

Call of Duty é, sem sombra de dúvidas, a franquia mais bem sucedida de alguns anos pra cá. Os números falam por si: o jogo vende horrores, principalmente nos EUA (fonte: vgchartz). Contudo, infelizmente temos percebido um certo descaso quanto a evolução do jogo. O motor gráfico têm sido o mesmo de 5 anos pra cá, e a jogabilidade não sofreu grandes evoluções. Com isso, o jogo têm ficado para trás da concorrência: jogos como Battlefield 3 já se encontram com gráficos bem superiores e um modo online absolutamente fantástico. A expectativa era que, com tanto sucesso em vendas, a série recebesse um alto investimento para renovação, mas infelizmente a Activision apresentou mais uma versão genérica, que provavelmente venderá muito e agregará pouco.

3) Wonderbook: Book of Spells

Wonderbook foi anunciado pela Sony como uma inovadora forma de entreternimento digital. Ao adquirir o conjunto (livro e jogo), o jogador poderá ler o livro no Playstation 3, interagindo com a história durante a leitura. Na verdade, a idéia não é ruim, mas foi muito pouco, analisando que apenas esta notícia consumiu quase 1/3 da conferência apresentada pela Sony. Com tantos boatos antes da conferência, como a possibilidade de clouding games, um novo concorrente para o Kinect ou até um ps4, de fato limitar-se ao anúncio do Wonderbook foi uma decepção.

4) Mudança de foco no XBox 360

A conferência da Microsoft foi bem interessante para quem gosta de tecnologia em geral, mas para quem assiste a E3 apenas pelos games, foi no mínimo decepcionante. Claro que é inevitável a expansão do Kinect, mas esperávamos que esta expansão estivesse mais focada em games, ao invés de entreternimento em geral, como comandos de voz para navegadores e buscadores. De qualquer forma, foram apresentadas continuações de suas principais IPs, como Halo, Forza e Gears of War.

5) Muitas continuações de IPs e poucas inovações

Esta E3 foi bombardeada com uma série de anúncios referentes a novas versões de muitas das principais IPs: Resident Evil 6, Halo 4, God of War Ascencion, Dead Space 3, Crysis 3, Need for speed most wanted 2, entre outros. Mas, com exceção de Assassins Creed 3, que mudou toda a história, e Tomb Raider, que se reinventou, nenhuma surpreendeu. Como já foi dito, estamos no final da sétima geração, consequentemente hardwares como XBox 360 e Playstation 3 estão no limite, com pouco a extrair além do que já vemos nestes consoles. O resultado são continuações parecidas com os jogos anteriores, recebendo pequenos retoques gráficos. A expectativa é que sejam apresentados novos consoles na E3 2013, resultando em novos saltos gráficos nas IPs existentes.

About CarlosEduardoXP

Especialista em desenvolvimento de Sistemas Distribuídos, sempre aplicando boas práticas e padrões difundidos na comunidade. Auto didata, fanático por refatoração e performance, sempre buscando reutilização e testes automatizados cada vez mais eficazes.
This entry was posted in Software Development. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s