O que comprar? Xbox 360? Playstation 3? Wii? PC turbinado? Portáteis? Esperar novos consoles? Parte 7 (final)

Bom, após 6 partes, com textos e mais textos analisando vários aspectos, chegamos na sétima e última parte, com uma análise conclusiva e previsões. É claro que muitos devem estar esperando algo como “Este é melhor!!” ou “Este é pior!!”, mas não é bem assim. Gosto não se discute, o que é relevante para mim pode não ser relevante para você, e vice-versa. Por isso, precisamos discutir as características e decidir, baseado nestas, traçando perfis onde uma escolha pode estar mais de acordo do que outra. Com isso, vou mencionar cada uma das opções e evidenciar, de forma conclusiva, seus pontos fortes e fracos, com algumas previsões.

Sobre o PC, por mais que esteja bem equipado, acho que vale a pena somente para os mais exigentes em gráficos. Caso contrário, fica difícil não resistir a um console. Um console foi feito para se jogar e um PC você pode jogar, além de poder fazer diversas outras coisas. Esta simples frase reflete em diversas conclusões: um console é uma caixa fechada que já é entregue para você no formato perfeito para jogos: ótimos joysticks, integração online perfeita, jogos rodando perfeitamente sem lags, e com suas configurações ajustadas (no pc precisa configurar, instalar, etc.. etc..), preços mais atraentes, resumindo: o console é prático. Isto impacta até em situações em que você provavelmente não pensou antes: um console, na sua casa, provavelmente se situa em um local aconchegante, preparado estrategicamente para as pessoas jogarem, ao contrário de um PC, pois o mesmo também é utilizado para diversas outras atividades, se localizando em um escritório ou algo do gênero. Isto impacta e muito na diversão, pois jogos existem para você se relaxar e divertir. Outro aspecto importante é que a vida útil dos lançamentos para os consoles geralmente é maior que a vida útil da configuração do seu PC. Claro que se você investir agora em um PC com a placa “semi-nova”, este deverá suportar os lançamentos de até 2013 ou 2014, prazo este que também acredito ser o de consoles como XBox 360 e Playstation 3, mas para quem investiu em um Pc na época em que o XBox 360 e o Playstation 3 foram lançados, provavelmente já estão trocando de equipamento, e os consoles ainda estão firmes e fortes recebendo bons lançamentos.

Sobre os consoles, vejo o XBox 360 como o aparelho ideal para quem gosta de jogos hardcore mas também precisa de um videogame para diversão familiar, seja com filhos ou pais (os vovôs também gostam😀 ). O Kinect não possui tantos títulos compatíveis, mas é inovador e atraente o suficiente para garantir a diversão em família. Para o público Hardcore, o Xbox 360 possui versão para a maioria dos melhores títulos do mercado, e em muitos casos, com uma versão no mínimo igual, senão superior à de seus concorrentes (exceto o PC), o que faz desta combinação poderosa o suficiente, justificando o primeiro lugar em vendas neste final de ano. A minha maior ressalva é com relação ao seu futuro, pois já existem centenas de rumores sobre o lançamento do novo console, o XBox 720, que deverá ser anunciado na próxima conferência da E3, sendo lançado até julho de 2013. Esta preocupação não é à toa: para quem não possui memória curta, a Microsoft já possui histórico de abandonar o console da geração anterior, assim que o da nova geração foi lançado, como aconteceu com o primeiro console XBox, em 2005. Comparando com a concorrência, mesmo com o Playstation 3 lançado, o Playstation 2 ainda recebeu por 2 anos títulos de expressão. Outro fator que preocupa é com relaçao à pequena lista de anúncios que a Microsoft fez com relação à títulos exclusivos do Xbox 360 em 2012. Será que já estão concentrando todos os seus esforços no XBox 720?

O Playstation 3 é praticamente 100% focado no público hardcore. Claro que existe uma coisa ou outra para entreternimento familiar, seja com o move ou com jogos no estilo Little Big Planet, ou alguns poucos jogos com bons efeitos 3d, mas o fato é: a Sony investe pesado para ter o público hardcore nas mãos. Nesta geração, a Sony perdeu exclusividade com diversas produtoras, sendo obrigada a compartilhar títulos com o Xbox 360 que até a geração passada eram exclusivos, como Final Fantasy, Tekken, entre outros e, em muitos casos, tendo versões ligeiramente inferiores, pelo seu hardware complexo de programar. Por isso, esta investiu pesado em jogos exclusivos. É inegável não reconhecer que o console possui alguns exclusivos de peso, como Uncharted, Metal Gear Solid e God of War, se destacando com relação à concorrência. E não para por aí: Se você for analisar a lista de exclusivos previstos para o Playstation 3 em 2012 neste link , são diversos investimentos, apesar da Sony estar amargando um retorno “não tão bom” em vendas. O blu-ray ajuda em alguma coisa, mas não é grande diferencial, a não ser que você também o utilize como reprodutor de vídeos em alta definição. Quanto ao futuro, com base nos jogos, vejo que em 2012 os investimentos continuarão os mesmos de 2011. Porém, após isso, pairam dúvidas no ar: o poder do cell foi totalmente explorado? Caso não, valerá a pena enxugá-lo até o limite máximo, já que até lá novos consoles mais poderosos estarão no mercado, inclusive um sucessor da Sony, com vendas superiores? Acho que o Playstation 3 durará um pouco mais que o XBox 360 (assim como nasceu 1 ano após), mas a diferença não será do tamanho que as pessoas imaginam, apenas pelo console ter o cell e a mídia blu-ray. Vejo o Playstation 3 como uma excelente escolha, mas é um videogame meio descompasso: possui recursos fenomenais que estão antes do seu tempo, como o cell e o blu-ray, mas ao mesmo tempo possui recursos fracos comparados à concorrência (GPU e por que não dizer o joystick)

O Nintendo Wii é mais barato que seus concorrentes, além de garantir a diversão familiar. Se o seu único interesse for jogos para entreternimento familiar, vejo o Wii como a melhor opção, por possuir muito mais títulos de qualidade com seu sensor de movimento do que a concorrência. E também, sem dar uma de “puxa-saco”, mas é muito difícil alguém não gostar dos títulos da Nintendo. Mario Kart é super divertido, assim como Star Fox, Zelda, entre outros. Acho que 2 ressalvas devem ser feitas: o Wii possui uma variedade de jogos inferior aos seus concorrentes, ou seja, carece de lançamentos no mesmo nível, e deve continuar assim até o fim. Além disso, o seu sucessor, o console Wii-U, já foi anunciado e deve estar no mercado até julho de 2012, ou seja, o Wii está com os dias contados. Caso você esteja questionando, “ok, então espero pelo Wii-U ?”. Eu não teria tanta certeza disso. Nesta geração, o Wii venceu pelo grande diferencial na jogabilidade, porém, esta já foi copiada pela concorrência, não sendo mais diferencial para a próxima geração. As especificações do Wii-U já mostraram que o Hardware é ligeiramente superior ao Xbox 360 e ao Playstation 3, ou seja, este console provavelmente terá o pior Hardware da próxima geração, consequentemente, terá que tirar outra carta da manga para vencer a batalha.

No campo dos portáteis, o 3ds é tudo o que gostaríamos de ter: preços atrativos, gráficos coloridos e bonitos, jogos legais para se jogar em um portátil e ainda tem o 3d que é um extra bacana. O Playstation Vita é uma incógnita: é claramente superior tecnologicamente, atendendo de mão cheia os fãs de jogos hardcore. A questão que fica é: as pessoas vão querer pagar mais caro em jogos que talvez nem sejam tão diferenciados para o público de portáteis? É esperar para ver. Portáteis são amplamente vantajosos para quem possui certo tempo de ociosidade fora de casa (funcionários públicos ???), por isso vale a pena considerar esta escolha.

Conclusão final: Para entreternimento familiar, o Wii ainda é a primeira opção, mas carece de títulos hardcore, onde o Xbox 360 pode suprir esta ausência oferecendo as duas opções com excelência. Para os fanáticos em jogos hardcore, o XBox 360 e Playstation 3 se equiparam, sendo que ambos possuem vantagens e desvantagens em alguns aspectos (abordados nas partes anteriores), e a escolha depende do que é relevante para você. Para quem deseja um comparativo mais eficaz, basta assistir a série de 13 vídeos comparando todos os aspectos dos 2 consoles, no youtube link . O Pc é a melhor escolha para os aficcionados em gráficos, mas já como foi dito, não consegue se equiparar a um console em praticidade e diversão familiar. Caso deseje algo com maior mobilidade, o Nintendo 3ds é uma excelente escolha, mas não se deve desprezar o Ps Vita com seu poder gráfico “de outro planeta” (para um portátil). Sobre esperar um novo console, não recomendo, pelo menos por enquanto. Novos consoles são lançados cheios de problemas, afetando o consumidor (3rl?). Eu não comprarei um novo XBox ou um novo Playstation até que saiam versões Slim e isso deve demorar pelo menos alguns bons anos.

Bom, é isso pessoal, espero que tenham gostado. Estou aberto à críticas e sugestões. Grande abraço à todos

About CarlosEduardoXP

Especialista em desenvolvimento de Sistemas Distribuídos, sempre aplicando boas práticas e padrões difundidos na comunidade. Auto didata, fanático por refatoração e performance, sempre buscando reutilização e testes automatizados cada vez mais eficazes.
This entry was posted in Games. Bookmark the permalink.

One Response to O que comprar? Xbox 360? Playstation 3? Wii? PC turbinado? Portáteis? Esperar novos consoles? Parte 7 (final)

  1. Pingback: O que comprar? Xbox 360? Playstation 3? Wii? PC turbinado? Portáteis? Esperar novos consoles? Parte 6 « carloseduardoxp

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s