O que comprar? Xbox 360? Playstation 3? Wii? PC turbinado? Portáteis? Esperar novos consoles? Parte 5

5 – Extras

Nesta seção, será abordado quais recursos extras cada dispositivo possui, para melhor entreter seu consumidor.

Com relação ao PC, o principal extra que consigo enxergar é a retrocompatibilidade com jogos mais antigos, de várias plataformas. Mas, neste cenário, talvez nem seja uma vantagem porque a grande maioria das pessoas possuem pelo menos um PC em casa, e para jogar jogos mais antigos, não é necessário realizar investimentos acima da média, ou seja, provavelmente você possui máquina que consiga rodar jogos de gerações passadas. Também é vantajoso o fato de ser uma plataforma aberta, possibilitando melhorar seu equipamento ou investir em dispositivos com recursos que não foram projetados para funcionar em consoles.

Com o Playstation 3, logo de cara é fácil de perceber que o mesmo possui uma mídia Blu-Ray, ou seja, o aparelho é um reprodutor de vídeos em alta definição. Já vi relatos de algumas pessoas reclamando sobre compatibilidade das mídias, mas todas as que aluguei ou comprei, sejam filmes, documentários ou jogos, não tive problemas de compatibilidade. Com aparelhos em Blu-ray sendo vendidos entre R$ 300,00~R$400,00 e mídias com preços já compatíveis com Dvd, a tendência é que estas mídias sejam cada vez mais acessíveis, substituindo de vez os Dvds. Mas, para jogos, ainda não vejo o Blu-ray como grande diferencial. Claro que existem exceções, como God of War 3, Uncharted 2 e 3, Final Fantasy XIII, onde nestes casos, a mídia é bem aproveitada, com extras, vídeos em alta definição, contudo, não é o caso da maioria dos jogos lançados. Na próxima geração é que o Blu-ray poderá ser um item “obrigatório” (ou não, e se decidirem armazenar os jogos na “nuvem”???), e não um extra, pois hoje os jogos possuem em média 9 GB, estando compatíveis tanto com o tamanho dos padrões HD-DVD, utilizados no XBox 360, quando com o Blu-Ray. Na próxima geração, o tamanho dos jogos provavelmente será maior, obrigando os consoles a possuírem uma mídia com capacidade superior de armazenamento

Outra novidade nesta geração, que é um extra tanto para o Playstation 3 quanto para o Nintendo 3ds é o suporte aos efeitos 3d estereoscópico, ou seja, no caso do Playstation 3, alguns jogos são compatíveis com televisores que reproduzem o 3d com óculos, e no caso do Nintendo 3ds, não é necessário o uso de óculos: o próprio dispositivo gera as imagens em 3d para a tela. Existe muita discussão sobre o 3d, artigos de revistas como EGW alegando que este não emplacou, já li entrevistas com o presidente da Nintendo alegando que as produtoras devem ser mais criativas com o 3d, enfim: a verdade é que, nesta geração, o 3d é um extra. Na próxima geração, talvez seja um grande diferencial, mas nesta é apenas um extra. O motivo é simples: são poucos jogos que possuem efeitos 3d que realmente te impressionam. O motivo é que pouquíssimos jogos são feitos nativamente para funcionar em 3d. A grande maioria dos jogos foram feitos com os efeitos já conhecidos, e ao selecionar para visualizar os efeitos 3d, apenas sofrem uma pequena conversão, desfocando as imagens. No Playstation 3, por exemplo, alguns jogos que foram feitos para funcionar nativamente em 3d são: Motorstorm 3d Rift, Motorstorm Apocalypse, Wipeout HD, Tekken hybrid. Outros jogos como Uncharted 3, Batman Arkham City, Gran Turismo 5, Sonic Generations, Mortal Kombat 9, possuem um ou outro efeito, mas na maioria dos casos, a imagem é apenas desfocada, não possuindo efeitos chamativos, ou seja, não valendo o investimento. A história é a mesma no Nintendo 3ds: há jogos que foram feitos nativamente em 3d, sendo a grande maioria jogos “casuais”, e outros jogos apenas sofreram conversões em 3d, com pouquíssimos efeitos. Para quem ainda não tem experiência em efeitos 3d para jogos, basta ir no cinema e assistir 2 filmes: o primeiro, “Avatar” e o outro “Resident Evil: Afterlife”. Em um, o 3d é assombroso, no outro, por vários momentos, você vai até se esquecer de que está vendo um filme em 3d. A história é a mesma para os jogos. A explicação seja que talvez o investimento ainda é consideravelmente alto e o fato do jogo ser 3d não está impactando em melhores resultados de vendas.

Outro extra interessante no Playstation 3, Playstation Vita e Nintendo 3ds é o suporte a wifi para conectar na internet, sem necessidade de comprar adaptador ou conectar cabos.

O Playstation Vita possui como principal extra, total interoperabilidade com a psn, sendo possível fazer backup, guardar os saves nesta, além da conectividade mencionada na parte 4.

Um extra bem interessante no XBox 360 é a possibilidade de ouvir suas músicas favoritas, instaladas na live, enquanto joga. Para alguns jogos, é descartável, mas para outros, especialmente com alta adrenalina, é essencial. Outro extra interessante para o XBox 360 é a integração da live com o windows, como ocorrerá na versão 8. Como a grande maioria dos usuários devem utilizar este sistema operacional, é um extra interessante. Também deve ser mencionado que o XBox 360 reproduz qualquer mídia DVD, o que de fato também é um extra.

Conclusão: o Pc possui como extra o que já é esperado, ou seja, não é novidade para ninguém. O Playstation 3 possui mídias Blu-Ray, sendo uma ótima ferramenta para quem deseja assistir vídeos em alta definição. O Playstation 3 e o Nintendo 3ds possuem suporte aos efeitos 3d, que são legais em alguns jogos (Motorstorm 3d rift \o/ ), mas não vale a pena adquirir o produto apenas por causa dos efeitos. O XBox 360 possui alguns poucos extras, porém eficientes no que se propõe fazer.

Na parte 6 (faltam apenas duas), serão abordados os investimentos para adquirir estes “brinquedos”😀. Até lá

About CarlosEduardoXP

Especialista em desenvolvimento de Sistemas Distribuídos, sempre aplicando boas práticas e padrões difundidos na comunidade. Auto didata, fanático por refatoração e performance, sempre buscando reutilização e testes automatizados cada vez mais eficazes.
This entry was posted in Games. Bookmark the permalink.

One Response to O que comprar? Xbox 360? Playstation 3? Wii? PC turbinado? Portáteis? Esperar novos consoles? Parte 5

  1. Pingback: O que comprar? Xbox 360? Playstation 3? Wii? PC turbinado? Portáteis? Esperar novos consoles? Parte 4 « carloseduardoxp

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s