O que comprar? Xbox 360? Playstation 3? Wii? PC turbinado? Portáteis? Esperar novos consoles? Parte 4

4 – Os jogos e a conectividade

A Internet existe há muitos anos, eu mesmo uso internet desde 1996. Porém, apenas nesta geração de jogos é que a internet realmente surgiu como um diferencial ao ponto que mereça um tópico à parte. Se estivéssemos na sexta geração, por exemplo, a Internet estaria na parte 5, “Extras”. Portanto, será analisado o que os dispositivos oferecem de conectividade para aprimorar a diversão, a facilidade de aquisição e o entreternimento com os jogos.

Não é preciso dizer que os jogos para PCs possuem conectividade com a internet, qualquer um sabe disso, mas é importante dizer que cada jogo instalado no seu PC é um Software à parte gerenciado pelo seu Sistema Operacional (Windows, Linux, Mac OS). Existem tentativas interessantes como o Windows Live Games onde é possível ter lista de amigos, jogar online, trocar mensagens, mas isto está restrito a alguns jogos e a uma família de sistemas operacionais. Ou seja, podemos concluir que, exceto em alguns casos, a maioria dos jogos para PC se conecta à internet “da sua forma”, ou seja, são como ilhas isoladas umas das outras.

Com relação aos consoles, o uso de recursos online para os jogos é unificado em um só local, ao contrário dos PCs, onde “cada jogo é uma história”. Talvez o leitor ainda não está “antenado” com o que esta geração pode oferecer, mas com a live do Xbox 360 ou a Psn do Playstation 3 (live e psn são Softwares embutidos nos consoles que gerenciam recursos destes, além da interação com o usuário com os recursos online), é possível fazer diversas coisas, bastando ter uma conta (gratuita na Psn e paga na live). Para início de conversa, é possível por exemplo, receber atualizações de jogos que corrigem bugs ou diminuem tempos de loading ou recebem recursos extras do jogo, sendo que alguns são pagos (chamados de DLC) e outros gratuitos. Também é possível atualizar o firmware dos consoles, seja para aumentar a segurança dos mesmos ou para liberar recursos, como o 3d no Playstation 3. Também é possível efetuar download gratuito de demos de jogos, seja jogos já lançados ou não. Claro que, nem todos os jogos estão disponíveis para download, mas existem vários. Também é possível comprar jogos completos ou atualizações específicas de jogos em formato digital, ou seja, você pode comprar um cartão pré-pago ou cartão de crédito, digitar o código deste na live ou psn e comprar o jogo. Não existem tantos jogos, mas os que existem são bem mais baratos que a mídia física vendida nas lojas. É possível baixar vídeos, temas, músicas, fotos, papéis de parede dos seus jogos favoritos e assisti-los em seu console. Também é possível criar uma rede de amigos online, trocar acessórios conquistados nos jogos com amigos (por ex, dar um carro seu de Gran Turismo 5 para um amigo), além de conquistar troféus baseado nas suas vitórias em jogos para todos os seus amigos visualizarem. Eu por exemplo tenho troféus importantes, como troféu de 10 vitórias corridas disputadas online no jogo em Formula 1 2011. Outros casos interessantes são cenários onde você pode ganhar jogos gratuitamente, como foi o caso da Psn, que disponibilizou 2 jogos gratuitos no seu programa Welcome Back (após ficar mais de 1 mês fora do ar). Os jogos são instalados no disco rígido (HD) do console, então, na compra de um console, quanto maior for a capacidade de armazenamento do HD, melhor.

Mas, o principal, de fato, é jogar online. Não existe nada mais divertido nesta geração do que jogar online o seu jogo favorito, seja com amigos ou com qualquer outra pessoa do planeta. Nem todos os jogos possuem multiplayer online (Batman Arkham City, Skyrim, God of War 3, etc..), mas a grande maioria possui. Jogar uma partida de Fifa 2012 com um russo, ou enfrentar 15 gringos em Formula 1 2011, na pista de interlagos, ou uma jogatina online no fabuloso Battlefield 3, é uma sensação única e sem igual de diversão. Claro que estes jogos estão disponíveis online para se jogar no PC, mas como foi dito, tudo no console é mais centralizado em um local apenas, ou seja, você se autentica no mesmo Software e possui a mesma lista de amigos para jogar online qualquer jogo do seu catálogo de games. E o mais legal é que nem precisa de uma super conexão para isso. Eu já tive conexão de 500 kbps (sofrível) e conseguia jogar com poucos “lags”. No XBox 360, ainda temos alguns recursos mais interessantes, como criar grupo de amigos para jogar juntos contra outras pessoas (por ex: Battlefield 3, grupos de 12 pessoas para a guerra), e estas pessoas podem conversar entre si durante a batalha, com Headphone, sem que o grupo inimigo escute. É magnificamente divertido. O único incoveniente no XBox 360 é que deve-se pagar uma taxa anual para jogar online, ao contrário da PSN do Playstation 3, que é gratuita. Mas é nitidamente claro que a live possui alguns recursos como os já citados mais interessantes que a PSN, ampliando a diversão. Existe uma alternativa na Psn que se chama Psn+ (psn plus), onde se paga uma taxa anual e obtém descontos na compra de jogos e download gratuito de alguns jogos antigos. Vale a pena para consumidores assíduos.

No caso do Wii e 3ds, também é possível jogar online, comprar jogos, mas com limitações de recursos, ou seja, nem tudo o que foi citado acima está disponível para estes, como por exemplo, baixar demos. No caso do Playstation Vita, este possui total integração com a Psn, ou seja, é possível conectar o PsVita no Playstation 3 e usufruir dos recursos da Psn, obtendo demos ou jogos completos que estão disponíveis para este dispositivo.

Conclusão

Todos os dispositivos oferecem jogatina online, ampliando a diversão. Mas, em consoles como o XBox 360 e Playstation 3, existem Softwares como a XBox Live e a Psn respectivamente, que gerenciam e ampliam a conectividade do jogador centralizando tudo o que se pode fazer online com o seu catálogo de jogos. A Live possui alguns recursos a mais, porém é paga, ao contrário da Psn, que é gratuita, mas não oferece o mesmo nível de interação online que a sua concorrente.

Na parte 5 serão abordados os recursos extras de cada dispositivo. Até a próxima

Obs: console conectado na internet = sem pirataria. Console desbloqueado para rodar jogos piradas = conta banida.

About CarlosEduardoXP

Especialista em desenvolvimento de Sistemas Distribuídos, sempre aplicando boas práticas e padrões difundidos na comunidade. Auto didata, fanático por refatoração e performance, sempre buscando reutilização e testes automatizados cada vez mais eficazes.
This entry was posted in Games. Bookmark the permalink.

2 Responses to O que comprar? Xbox 360? Playstation 3? Wii? PC turbinado? Portáteis? Esperar novos consoles? Parte 4

  1. Pingback: O que comprar? Xbox 360? Playstation 3? Wii? PC turbinado? Portáteis? Esperar novos consoles? Parte 3 « carloseduardoxp

  2. Eu quero muito ter um PS3, mas a maioria dos games do PS3 é para o público adulto. Sou fã do Mario a mais de dez anos e quero muito ter um Wii pra jogar os games do Mario, visto que é impossível emular Wii no PC sem a barra sensora. O Dolphin só serve mesmo pra emular GCN(Game Cube).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s