O que comprar? Xbox 360? Playstation 3? Wii? PC turbinado? Portáteis? Esperar novos consoles? Parte 1

Antes de começar a discorrer sobre o assunto, já adianto aos leitores: não sou fanboy ou *ista (caixista, sonista, nintendista, bairrista, etc…) e, por incrível que pareça, sempre achei que se tratando de jogos, esta característica era encontrada quase que exclusivamente em adolescentes mas, depois de algumas conversas com conhecidos, percebi que existem muito mais fanboys e *istas na casa dos 20, 30 e até 40 anos do que se imagina. Por isso, como sou um analista/estudioso amador sobre games, resolvi escrever este post para compartilhar um pouco do meu pequeno conhecimento sobre o assunto. A intenção aqui é apresentar algumas características e experiências com estes aparelhos, evidenciando vantagens e desvantagens dos mesmos sobre cada característica, mas sempre procurando abordar perfis. Eu acredito que, na atual geração de jogos, a escolha do aparelho está muito mais associada ao seu perfil do que aos recursos que se deseja obter, já que a disputa aqui é bem parelha. Outro detalhe importante que deve ser mencionado é que, muitas das opiniões emitidas são com base em extensas leituras em fóruns (uol jogos, guj), sites de revistas especializadas (ign, gamespot, gamepro, eurogamer), sites de jogos e tecnologia em geral (vgchartz, gamevicio,techtudo, tecmundo), diversas pesquisas no google, experiências pessoais com meus aparelhos, e conversas com diversos amigos e conhecidos. Então, vamos começar.

Os equipamentos ditos “consoles da 7a geração”, como assim podemos dizer, são: Xbox 360, Playstation 3 e Nintendo Wii. Aliado a isso, existe a possibilidade de se equipar o pc com placa de vídeo/processador/memória razoáveis o suficiente para competir com os consoles. E, caso deseje dispositivos móveis, existem opções de portáteis como Nintendo DS e Psp, ambos para a sexta geração e Nintendo 3DS e PsVita, ambos para a sétima geração. Não serão abordadas opções de jogos para tablets e smartphones.

1) Hardware & poder gráfico

O XBox 360, da Microsoft, entrou no mercado no final de 2005, ou seja, possui mais de 6 anos de vida. O Playstation 3, da Sony, entrou no mercado no final de 2006, com mais de 5 anos de vida, assim como o Wii, console da Nintendo. É importante salientar isto porque todos estes consoles possuem Hardware (tanto CPU quando GPU) defasados em relação à qualquer PC que custe pelo menos R$ 1500,00 (apenas CPU & GPU). Este artigo ilustra bem as diferenças. Então, caso o perfil do comprador seja unicamente comprar algo com o melhor gráfico possível, na melhor resolução possível (e $$$ não é o maior dos problemas), nem tem como pensar em outra opção: na maioria das comparações, o PC sairá vitorioso. O site lensoftruth faz comparações chamadas head2head, onde comparam gráficos de jogos para várias plataformas, evidenciando vantagens em cada uma. Apenas para o leitor ter uma idéia melhor destas afirmações, dependendo do conjunto que um PC possuir, poderá rodar um jogo em qualquer resolução (720p, 1080p ou até maior, se o seu monitor permitir), sendo que a maioria dos jogos para xbox 360 e Playstation 3 rodam em 720p (em alguns casos até um pouco menos do que isso). Aliado a tudo isso, os jogos no PC costumam apresentar mais texturas. Eu mesmo já fiz um head2head em casa, com pes 2011, f1 2011, resident evil 5 e sonic generations onde, em todos estes cenários, os gráficos do PC venceram o Playstation 3 (e provavelmente também venceria o XBox 360). Também, não é para menos: ao jogar um jogo como Crysis 2 no PC, este consome “apenas” 1.2 Gb da RAM, consoles como XBox 360 possuem 512 mb de RAM. Sendo assim, é óbvio que algum corte precisará ser feito, não existe mágica. Porém, vale ressaltar que, para o pc testado, somente a placa de vídeo custou R$ 900,00, apesar do restante do Hardware (processador, memória, placa mãe) ser mediano. Portanto, para se obter melhores resultados com o PC, precisa investir um pouquinho a mais, ou seja, comprar algo um pouco melhor do que é vendido na Casas Bahia🙂

Mas, neste aspecto, nem tudo são flores para o PC. Para quem não sabe, jogos para PC vendem MUITO MENOS do que jogos para console. Para ser ter uma idéia, segundo o vgchartz, Call of Duty Modern Warfare 3, o fenômeno de vendas, vendeu até agora 11 milhões de cópias para XBox 360, 9 milhões de cópias para Playstation 3, e 1 milhão de cópias para PC (estou incluindo apenas vendas de jogos originais, pirataria não gera receita para a Activision🙂 ), ou seja, míseros 4,76% das vendas totais. O que isso tem a ver? É simples: a grande maioria dos jogos lançados possuem PRIORIDADE nos consoles, ou seja, considerando que você possui um PC top de linha, o potencial do hardware raramente será 100% aproveitado. Existem raras exceções, como em Crysis, lançado em 2007, com gráficos de outro planeta, muito acima dos consoles, e placas de vídeo consideradas tops sofrendo para rodar o jogo. Porém, na grande maioria dos casos, o que vamos ver são gráficos superiores no PC, mas sem grandes diferenças em relação aos consoles, porque, enquanto estes dominarem as vendas, sempre serão a plataforma base. Para evidenciar melhor este problema, este link menciona, no fórum da IGN, a insatisfação dos gamers de consoles com relação à conversão de Crysis 2 (criado originalmente para o PC) para os consoles, onde a qualidade nitidamente foi afetada. Por isso, muitos usuários de consoles literalmente deixam de comprar o jogo caso as perdas com relação ao PC sejam significativas, desta forma, se a versão do console não for no mínimo decente, se comparado ao PC, o jogo não será sucesso de vendas, será no máximo sucesso em torrents😀.

Caso o PC seja descartado, qual plataforma escolher? O XBox 360 possui vantagem de ser a plataforma base para a maioria dos jogos, consequentemente, em boa parte dos casos possui a melhor versão em jogos multiplataforma. Isto se explica pela boa compatibilidade com DirectX e por ser um Hardware mais fácil de se programar. Como a grande maioria dos jogos hoje são multiplataforma, é um ótimo diferencial. O Playstation 3 possui, em geral, um hardware um pouco superior aos demais, prova disso é mostrada pela estrondosa qualidade gráfica de alguns dos seus jogos exclusivos, contudo o Hardware é difícil de programar, pela sua arquitetura baseada no Cell. Desta forma, os estúdios exclusivos da Sony conseguem empurrar o Hardware do console ao limite, porém, os estúdios que criam jogos multiplataforma possuem muitas dificuldades. Claro que, com mais tempo de dedicação e trabalho, os estúdios conseguiriam e conseguirão resultados melhores no Playstation 3, mas, em muitos casos, na visão destes, não vale a pena incluir mais horas em um projeto apenas para melhorar uma coisa ou outra, sendo que o retorno com vendas será o mesmo. O Wii possui um Hardware inferior ao Xbox 360 e o Playstation 3, então, 99% dos jogos multiplataforma que saem para o Wii ficam piores neste. Dos portáteis, o Playstation Vita possui um Hardware excepcional, sendo equiparado ao Hardware do Playstation 3, rodando jogos com os melhores gráficos para portáteis, apresentados até então. O Nintendo 3ds possui hardware e potencial gráfico inferiores ao Playstation Vita (hardware não é mais o foco da nintendo há muito tempo), porém, como será abordado em outros tópicos, possui outras vantagens.

Apenas para salientar melhor a polêmica sobre jogos multiplataforma no Xbox 360 vs Playstation 3, há jogos que ficam melhores no playstation 3 (Final Fantasy XIII, Battlefield 3, Portal 2, LA noire, etc..), em muitos ocorre empate (F1 2010, Pes 2012, Super Street fighter 4, etc..), e muitos ficam melhores no XBox 360 (praticamente todos os call of duty, red dead redemption, Gta iv, Bayonetta, Skyrim, etc..), e, em poucos destes casos, a diferença é algo que atrapalha o gameplay para a plataforma perdedora (Bayonetta, Skyrim). Na maioria dos casos as diferenças são pequenas o suficiente para passar despercebida pelos gamers.

Conclusão: você quase sempre conseguirá gráficos melhores no pc, porém terá que investir, e além disso, por possuir baixas vendas de jogos comparado aos consoles, raramente o poder gráfico do pc será usufruido em sua plenitude, sendo preterido aos consoles como plataforma base. Dentro dos consoles, o Playstation 3 possui melhor hardware, consequentemente, maior capacidade de poder gráfico, em contrapartida, possui Hardware complexo e difícil de programar, consequentemente muitos dos jogos multiplataforma se saem melhores no XBox 360.

Continuaremos na parte 2, discorrendo sobre o tópico “Catálogo de jogos”.

About CarlosEduardoXP

Especialista em desenvolvimento de Sistemas Distribuídos, sempre aplicando boas práticas e padrões difundidos na comunidade. Auto didata, fanático por refatoração e performance, sempre buscando reutilização e testes automatizados cada vez mais eficazes.
This entry was posted in Games. Bookmark the permalink.

6 Responses to O que comprar? Xbox 360? Playstation 3? Wii? PC turbinado? Portáteis? Esperar novos consoles? Parte 1

  1. Comprei um XBOX semana passada, meio a contra-gosto pois sou fã do PS3, mas tou bem satisfeito.

  2. Pingback: O que comprar? Xbox 360? Playstation 3? Wii? PC turbinado? Portáteis? Esperar novos consoles? Parte 2 « carloseduardoxp

  3. Pingback: O que comprar? Xbox 360? Playstation 3? Wii? PC turbinado? Portáteis? Esperar novos consoles? Parte 3 « carloseduardoxp

  4. Não sou um jogador… mas não seria mais importante a performance do game do que a sensação de imersão? Uma qualidade gráfica melhor tem influência sobre o tempo de resposta em um game?

    • Não sei se entendi bem a pergunta, mas obviamente performance (sem lags ou sem queda da taxa de atualização dos quadros) possui importância crucial, pois sem ela o jogo se passará em câmera lenta..hehe . quanto melhores forem os gráficos, maiores serão as dificuldades para manter a taxa de atualização constante. Prova disso são jogos como Battlefield 3 que fluem tranquilamente em 1080p no PC (com GPU top) e apenas em 720p nos consoles, pois caso os consoles também rodassem em 1080p, a taxa de atualização dos quadros seria comprometida, resultando em um jogo lindo de se ver em full hd, mas em câmera lenta…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s